quarta-feira, 11 de março de 2015

A Prece e a capacidade de concentração

Casa Espírita Missionários da Luz – 06/03/2015
Pré-Mocidade – 11 à 14 anos
Tema: A Prece e a capacidade de concentração
Objetivos: • Enumerar as condições essenciais para que nos comuniquemos com Deus; • Explicar a importância da concentração no momento de orar; • Perceber como tenho estado em termos vibratórios.
Bibliografia: O Livro dos Espíritos –perg 27, 30 à 33, 36, 659 à 664, 666, 997 E.S.E., Cap.XXVII, Item 10, Cap. 27 (Pedi e Obtereis) A Gênese – Cap. II item 24
Material: trechos do evangelho em tiras de papel; música suave
Desenvolvimento:
1. Hora da novidade e Prece Inicial
2. Motivação:
Propor um exercício de concentração: formar duplas que devem colocar as cadeiras uma de frente para a outra. Cada um deve olhar nos olhos de sua dupla e ficar fixando olhar, mantendo-se sério, imóvel e em silêncio.
Processamento da atividade:
- como foi fazer essa atividade? Foi difícil? Por quê? - quem conseguiu, por que acha que conseguiu?
a ideia é levá-los a perceber que para essa atividade necessita de concentração; conseguir se abstrair do que acontece a volta e focar a atenção na tarefa.
Perguntar: o que passava na mente de vocês durante a atividade?
se não for colocado, falar que muitas vezes precisamos controlar nossos pensamentos para termos uma boa concentração. O que tem isso a ver com a prece?  temos que estar com nossa mente concentrada na oração.
3. Pelo que já estudamos, quais são as condições necessárias para a prece? Vejamos o que nos disse Jesus (entregar os trechos em papéis para alguns evangelizandos lerem):
– Quando quiserdes orar, entrai para o vosso quarto e, fechada a porta, orai a vosso Pai em secreto; e vosso Pai, que vê o que se passa em secreto, vos dará a recompensa. (S. MATEUS, 6:5 a 8.)
Não cuideis de pedir muito nas vossas preces, (...), porque vosso Pai sabe do que é que tendes necessidade, antes que lho peçais. (S. MATEUS, 6:5 a 8.)
Quando vos aprestardes para orar, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-lhe, a fim de que vosso Pai, que está nos céus, também vos perdoe os vossos pecados. (S. MARCOS, 11:25 e 26.)
Também disse esta parábola (...): Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu, publicano o outro. – O fariseu, conservando-se de pé, orava assim, consigo mesmo: Meu Deus, rendo-vos graças por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem mesmo como esse publicano. Jejuo duas vezes na semana; dou o dízimo de tudo o que possuo. O publicano, ao contrário, conservando-se afastado, não ousava, sequer, erguer os olhos ao céu; mas, batia no peito, dizendo: Meu Deus, tem piedade de mim, que sou um pecador. Declaro-vos que este voltou para a sua casa, justificado, e o outro não; porquanto, aquele que se eleva será rebaixado e aquele que se humilha será elevado. (S. LUCAS, 18:9 a 14.)
Kardec no Item 4 do Evangelho cap. XXVII, resumiu as condições para a prece: - não vos ponhais em evidência; antes, orai em secreto; - Não afeteis orar muito, pois não é pela multiplicidade das palavras que sereis escutados, mas pela sinceridade delas; - Antes de orardes, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-lhe, visto que a prece não pode ser agradável a Deus, se não parte de um coração purificado de todo sentimento contrário à caridade; - Orai, enfim, com humildade. Examinai os vossos defeitos, não as vossas qualidades e, se vos comparardes aos outros, procurai o que há em vós de mau.
4. Fixação do conteúdo
Propor um exercício de concentração e prece:
- reduzir a luz e colocar uma música suave;
- levá-los a um relaxamento físico, se colocando em posição confortável, e liberando os músculos da face, pescoço, ombros, braços e pernas;
- concentrar a atenção na respiração: inspirar profundamente e de forma lenta; reter o ar alguns segundos e expirar também de forma lenta. Reparar no movimentos do corpo enquanto respira; manter a atenção na respiração. (fazer essas inspirações/expirações por 5 vezes);
- mantendo esse movimento respiratório visualizar o rosto de Jesus. Observe a doçura de seu olhar; se deixe envolver pelo olhar de Jesus; sinta a vibração de paz de Jesus, envolvendo todo o seu ser.
- Envolvido assim pelas vibrações de Jesus, coloque a Ele uma preocupação sua; fale dessa sua preocupação, e peça que Ele o ajude a resolver esse problema em paz e serenidade.
- Volte a se concentrar em sua respiração; inspire uma vez mais, bem profundamente e solte o ar bem devagar.
- Quando sentir vontade, abra os olhos.
Perguntar ao grupo como foi esse momento de relaxamente, concentração e prece. Deixar livre para a participação ou não.
Depois conversar com a turma que quem teve dificuldade de concentração e oração, provavelmente é por quê precisa exercitar; quanto mais exercitamos aquietar a mente em momentos de meditação, mas fácil será nossa conexão com Deus.
5. Prece final

Nenhum comentário:

Postar um comentário