segunda-feira, 30 de março de 2009

O Consolador Prometido

Casa Espírita Missionários da Luz – Pré-Mocidade – 20/03/2009

Tema: O Consolador Prometido

Bibliografia:
O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. VI;
A Gênese – Cap. XVII – Predições do Evangelho;

Desenvolvimento:

a) Levar cópias de textos de Kardec:

O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. VI
“3. Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. - Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito. (S. JOÃO, cap. XIV, vv. 15 a 17 e 26.)”

A Gênese - Cap. XVII:
“36. - Entretanto, digo-vos a verdade: Convém que eu me vá, porquanto, se eu não me for, o Consolador não vos virá; eu, porém, me vou e vo-lo enviarei. - E, quando ele vier, convencerá o mundo no que respeita ao pecado, à justiça e ao juízo (...). Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas presentemente não as podeis suportar. Quando vier esse Espírito de Verdade, ele vos ensinará toda a verdade, porquanto não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tenha escutado e vos anunciará as coisas porvindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que está em mim e vo-lo anunciará. (S. João, cap. XVI, vv. 7 a 14.)

b) Pedir que as jovens leiam, e expliquem o que entenderam da fala de Jesus.

c) Fazer os questionamentos para auxiliar nas reflexões:
- Como poderia ser um Consolador que ficasse eternamente conosco? Seria uma pessoa? Ou o quê?
- Por quê um “outro” Consolador? Quem foi o primeiro?
- Jesus ensinou todas as coisas? Justifique sua resposta.
- Por quê precisaremos recordar os ensinos de Jesus?
- Por quê Jesus disse que aos discípulos que eles não poderiam suportar o que Ele ainda tinha a dizer?

Levar essas perguntas em papéis dobrados em um porta jóias. Cada jovem deverá pegar um papel por vez.
Se não souber responder, pode passar para uma colega.

c) Concluir com o texto de Kardec no item 4 do cap. VI - também levar em cópias para todos:

“O Espiritismo vem, na época predita, cumprir a promessa do Cristo: preside ao seu advento o Espírito de Verdade. Ele chama os homens à observância da lei; ensina todas as coisas fazendo compreender o que Jesus só disse por parábolas. Advertiu o Cristo: "Ouçam os que têm ouvidos para ouvir." O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porquanto fala sem figuras, nem alegorias; levanta o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios. Vem, finalmente, trazer a consolação suprema aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, atribuindo causa justa e fim útil a todas as dores. “


Avaliação:
Aula dada para 4 meninas, com participação e atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário