Justiça e Direitos Naturais II Ciclo 24/10/08
Objetivos:
· Reconhecer que o sentimento de justiça está na lei natural;
· Reconhecer que as diferenças entre a lei humana e a lei divina;
· Reconhecer que o sentimento de é diferente entre os homens, dependendo de sua evolução moral.
Bibliografia:
O Livro dos Espíritos – perg's 873 à 879
Atualidade do Pensamento Espírita – Divaldo P. Franco/Vianna de Carvalho - perg 75
Desenvolvimento:
1. Prece Inicial
2. Escrever a frase “A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um” em cartões e espalhá-los sobre a mesa, para que as crianças montem a frase.
3. Introduzir o tema da aula: Justiça e direitos naturais.
4. Perguntar o que é Justiça? Deixar que respondam. R. Virtude que consiste em atribuir a cada um, aquilo que de direito lhe pertence.
5. Perguntar o que é direito? Deixar que respondam. R. O que é certo; conforme a lei.
6. Comentar que temos leis que estabelecem regras de convivência na comunidade. Temos os direitos previstos por lei e a justiça para garantir o cumprimento das leis.
7. Perguntar: existe diferença entre a justiça de Deus e a dos homens? Deixar que respondam, complementando que isso ocorre por que ainda estamos em evolução e nossas leis vão evoluindo, ou seja, ficando mais justas, de acordo com o nosso progresso moral.
8. Dar exemplares de O Livro dos Espíritos a cada dupla de crianças. Pedir que abram no capítulo XI, da Lei de Justiça, Amor e Caridade. Pedir que um leia a pergunta e outra, a resposta, das perguntas 873, 874 875 e 875a. Garantir que tenham compreendido tanto a pergunta, como cada resposta.
9. Propor um jogo rápido: dividir a turma em dois grupos. Cada grupo, por vez, deverá tirar um cartão e dizer se a ação escrita nele é contrária/de acordo com a lei humana, divina ou ambas, e o por quê.
Exemplos de ações:
· mentir para esconder falhas e omissões;
· fingir que não viu um cego tentando atravessar a rua;
· pegar uma bala ou uma fruta a mais na compra feita na mercearia;
· furar a fila para pegar o lanche na cantina da escola;
· ceder o lugar a outro mais necessitado;
· desabafar mágoas aos gritos e palavrões;
· roubar um carro;
· usar a cor da pele como parâmetro de escolha;
· devolver dinheiro achado no chão da escola;
· atirar pedras num passarinho;
· atravessar um sinal de trânsito vermelho;
· matar aula.
10. Que ensino de Jesus podemos usar para termos um guia seguro, nas muitas vezes temos dificuldade de saber qual é a atitude mais justa? Pedir que uma criança leia a perg 876 e sua resposta.
11. Propor a Dinâmica do Substantivo:
Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil, dividi-la e juntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.
==> analisar como se sentiram na dinâmica, enfocando a questão da justiça: palavra fácil x difícil.
12. Prece final
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