terça-feira, 3 de julho de 2018

Pluralidade dos mundos habitados


Casa Espírita Missionários da Luz – Pré e Mocidade                > de 12 anos    29/06/2018

Tema:  Pluralidade dos mundos habitados

Objetivos:
Estudar o ensino de Jesus: Há muitas moradas na Casa do Pai;
Perceber as características dos habitantes dos diversos tipos de mundos habitados;
Estudar relatos do tipo de vida em outros planetas, na literatura espírita.

Bibliografia:  
- Livro dos Espíritos – pergs. 50, 51, 55 à 57,  100 à 113 – Escala Espírita; perg. 172 à 188 – Encarnação nos Diferentes Mundos;
- Evangelho Seg.Espiritismo,  Cap. III;
- RE, Março e Abril de 1858 (A vida em Júpiter);
A Gênese, Cap. XI itens 36 e 37 (imigrações de Espíritos), e 38 (raça adâmica).


Material: um exemplar de Livro dos Espíritos, O Evangelho Seg.Espiritismo, RE 1858, A Gênese

Hora da novidade, exercícios de respiração profunda  e Prece Inicial.

Desenvolvimento:

1.    Motivação Inicial:
Ler o trecho de Jesus:
Não se turbe o vosso coração. – Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. ( Jo, 14:1 a 3.) – Evang. Cap. III item 1

Como podemos entender essas palavras de Jesus?
è Que são diversos os mundos para moradas dos Espíritos.

Esse é um dos princípios básicos, um dos pilares da DE. Alguém sabe dizer o porquê?
èporque todos nós vamos evoluir até chegarmos ao estado dos Espíritos Puros. E como poderemos fazer isso, considerando somente a Terra como morada dos Espíritos? É necessário ter uma infinidade de mundos, de diversas categorias, para os Espíritos que Deus cria incessantemente.

Então, esse é um dos princípios da DE, e está citado em mais de um livro da codificação. Vamos começar a ver no primeiro livro da DE. Qual é?

- dar o LE para um jovem e pedir que leia a perg. 55 e a primeira frase da resposta que os Espíritos deram a Kardec:
55. São habitados todos os globos que se movem no espaço?
“Sim e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição.
ènessa resposta, vemos que existem moradores de outros planetas mais inteligentes, mais bondosos e mais perfeitos que nós!
èe pela pergunta, TODOS os mundos são habitados!!!

- passar o LE a outro jovem e pedir que leia a perg.57:
57. Não sendo uma só para todos a constituição física dos mundos, seguir-se-á tenham organizações diferentes os seres que os habitam?
“Sem dúvida, do mesmo modo que no vosso os peixes são feitos para viver na água e os pássaros no ar.”
èvemos que os corpos dos Espíritos desses mundos são diferentes de nós. Variam de acordo com o meio em que vivem.

- passar  o LE para outro jovem, para leitura da perg 172:
172. As nossas diversas existências corporais se verificam todas na Terra?
“Não; vivemo-las em diferentes mundos. As que aqui passamos não são as primeiras, nem as últimas; são, porém, das mais materiais e das mais distantes da perfeição.”
Que informação temos nessa resposta sobre as nossas encarnações na Terra?
- Que não são as primeiras! èlogo, já vivemos em outro planeta!!! Somos ET’s aqui na Terra!
- Não serão as últimas! èlogo, antes de chegarmos à perfeição, teremos que ir para outro planeta! Aqui não dá para chegar à perfeição!
- Que a Terra é um planeta dos mais atrasados.... Logo, como nós somos? èatrasados... Espíritos inferiores.

- dar o Evangelho a outro jovem e pedir que abra no índice, e leia os tópicos do Cap. III:
CAPÍTULO III – HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
Diferentes estados da alma na erraticidade: 1 e 2. – Diferentes categorias de mundos habitados: 3 a 5. – Destinação da Terra. Causas das misérias humanas: 6 e 7. – Instruções dos Espíritos: Mundos inferiores e mundos superiores: 8 a 12. – Mundos de expiações e de provas: 13 a 15. – Mundos regeneradores: 16 a 18. – Progressão dos mundos: 19.
èdos 19 itens desse cap., 17 falam das diversas categorias de mundos. Kardec separou um capítulo só para esse tema no Evangelho. Isso demonstra a importância desse tema para a DE.

- dar A Gênese a outro jovem e pedir que abra o livro no cap. 11, item 37, e leia para o grupo.
èque informações vemos nesse trecho?
“Há, pois, emigrações e imigrações coletivas de um mundo para outro, donde resulta a introdução, na população de um deles, de elementos inteiramente novos. Novas raças de Espíritos, vindo misturar-se às existentes, constituem novas raças de homens.” (item 37)
ètudo indica que a raça adâmica foi uma dessas imigrações de Espíritos de outro planeta para a Terra.

2.    Discussão dialogada

No Evangelho, no item 4 do cap. III, Kardec faz uma classificação didática dos diferentes mundos habitados. Quem lembra essa classificação? (anotar as respostas no quadro)
èPrimitivos, Provas e Expiações, Regeneração, Felizes, Celestes

E também de forma didática, classificou os Espíritos, quanto ao grau de evolução. Está no LE, a partir da perg. 100. Alguém lembra? (anotar no quadro)

“Os Espíritos, em geral, admitem três categorias principais, ou três grandes divisões.
Espíritos imperfeitos -  caracterizados pela predominância da matéria sobre o espírito e pela propensão para o mal.
Bons Espíritos  - predominância do espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem.
Espíritos puros - atingiram o grau supremo da perfeição.“

Os mundos estão de acordo com os seus habitantes: quanto mais evoluídos os Espíritos, mais evoluído o mundo em que habitam.

Vamos então ver em qual categoria de mundos os Espíritos dessas 3 ordens habitariam? (fazer a ligação no quadro entre os mundos e as ordens de Espíritos, falando das características dos mundos)
Apoio:
a) MUNDOS PRIMITIVOS: são mundos recém-formados, onde aparece a vida nos seus estágios iniciais. A Terra já foi um mundo primitivo.
==> morada dos Espíritos primitivos em suas primeiras encarnações.

b) MUNDOS DE PROVAS E EXPIAÇÕES:nestes mundos dominam as paixões ainda incontidas: a avareza e a violência gerando as guerras; o egoísmo gerando as injustiças sociais, etc., ou seja, o mal predomina sobre o bem. A Terra está, atualmente, nesta categoria.
==> morada dos Espíritos Imperfeitos  (Impuros, Levianos, pseudo-sábios, neutros)

c) MUNDOS DE REGENERAÇÃO: são mundos onde os espíritos já atingiram um mais alto grau de evolução, havendo, por isto mesmo, um ambiente de mais paz e entendimento entre os seus habitantes. São mundos de transição entre os mundos de Expiações e os mundos felizes.
Entretanto, o Espírito do mal não há perdido completamente o seu império. (Evang. Cap. III item 18).
==> morada dos Espíritos penitentes que encontram calma e repouso e acabam por depurar-se.

d) MUNDOS FELIZES:onde se vive num ambiente de amor e fraternidade, evidenciando-se, ali, todas as virtudes. O bem sobrepuja o mal.
==> morada dos Espíritos Bons (Benévolos, Sábios, de Sabedoria, Superiores).

e) MUNDOS CELESTES ou DIVINOS: habitações de Espíritos depurados, onde exclusivamente reina o bem.

E a Terra? Em qual categoria se encontra? è Mundos de Provas e Expiações.
Então, somos mesmo espíritos imperfeitos!

E no sistema solar? Qual a categoria dos mundos de nosso sistema solar?

- pedir que um jovem leia o 1º parágrafo do comentário de Kardec à perg. 188:
“Segundo os Espíritos, de todos os mundos que compõem o nosso sistema planetário, a Terra é dos de habitantes menos adiantados, física e moralmente. Marte lhe estaria ainda abaixo, sendo-lhe Júpiter superior de muito, a todos os respeitos. O Sol não seria mundo habitado por seres corpóreos, mas simplesmente um lugar de reunião dos Espíritos superiores, os quais de lá irradiam seus pensamentos para os outros mundos, que eles dirigem por intermédio de Espíritos menos elevados, transmitindo-os a estes por meio do fluido universal. Considerado do ponto de vista da sua constituição física, o Sol seria um foco de eletricidade. Todos os sóis como que estariam em situação análoga.”
èir anotando no quadro: Marte < Terra < Júpiter

- pedir que um outro jovem leia um trecho do item ‘Júpiter e Alguns Outros Mundos’, da RE de Março/1858:
Segundo os Espíritos, o planeta Marte seria ainda menos avançado do que a Terra; os Espíritos que nele estão encarnados pareceriam pertencer, quase exclusivamente, à nona classe, a dos Espíritos impuros, de sorte que o primeiro quadro, que demos acima, seria a imagem desse mundo. Vários outros pequenos globos estão, com algumas nuanças, na mesma categoria. A Terra viria em seguida; a maioria de seus habitantes pertence, incontestavelmente, a todas as classes da terceira ordem, e a parte menor às últimas classes da segunda ordem. Os Espíritos superiores, os da segunda e da terceira classe, nela cumprem, algumas vezes, uma missão de civilização e progresso, e são exceções. Mercúrio e Saturno vêm depois da Terra. A superioridade numérica de bons Espíritos lhes dá a preponderância sobre os Espíritos inferiores, do que resulta uma ordem social mais perfeita, relações menos egoístas, e, por conseqüência, uma condição de existência mais feliz. A Lua e Vênus estão quase no mesmo grau e, sob todos os aspectos, mais avançados do que Mercúrio e Saturno. Urano seria ainda superior a esses últimos. Pode-se supor que os elementos morais, desses dois planetas, são formados das primeiras classes da terceira ordem e, na grande maioria, de Espíritos da segunda ordem. Os homens, neles, são infinitamente mais felizes do que sobre a Terra, pela razão de que não têm nem as mesmas lutas a sustentar, nem as mesmas tribulações a suportar, e não estão expostos às mesmas vicissitudes físicas e morais.
De todos os planetas, o mais avançado, sob todos os aspectos, é Júpiter. Ali, é o reino exclusivo do bem e da justiça, porque não há senão bons Espíritos. Pode-se fazer uma ideia do feliz estado dos seus habitantes pelo quadro que demos do mundo habitado sem a participação dos Espíritos da segunda ordem.
è ir anotando no quadro as categorias dos planetas do Sistema Solar (observar que como Kardec usa o verbo no futuro condicional (ex. seria, pareceria, etc), mostrando que isso é uma hipótese, mas que em nada vai contra as respostas do Espíritos Superiores no LE.

Marte < Terra < Mercúrio < Saturno < Lua e Vênus < Urano <  Júpiter

Ainda na RE no mês de abril/1858, temos umas perguntas a um Espírito que habita Júpiter. Pedir que um jovem leia algumas das perguntas do item Conversas Familiares de Além Túmulo, a msg Descrição de Júpiter, no item Estado Físico dos habitantes.



3.    Conclusão

4.    Prece final
Avaliação:  
Aula para 9 jovens, com perguntas e participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário